Pelos de gato

Por que os gatos ingerem pelos?
Gatos se cuidam lambendo seus pêlos e esse processo causa o acúmulo de pêlos no estômago do animal. A língua de um gato parece uma lixa ao toque, porque possui muitos pequenos filamentos. Esses filamentos prendem o pelo lambido, que depois é naturalmente engolido pelo gato. Se o pelo do gato se acumular no estômago sem passar para o trato intestinal, o gato irá vomitar, o que é um recurso natural para se livrar dos pelos.
Mas, às vezes, o excesso de pelos acumulados no estomago pode não ser eliminado corretamente, causando problemas de obstrução intestinal, tornando necessária sua remoção através de meio cirúrgico. Este risco agrava-se especialmente nos meses do ano em que a queda de pelo é mais importante.

Mas como saber se o problema é sério?
Se você quiser saber se seu gato tem problemas com bolas de pêlo, procure observar se ele vomita um material repleto de pêlos, se ele vomita a comida imediatamente depois de comer e tenta alimentar-se novamente, se há pêlos nas fezes, ou ainda, mais raramente, verifique se ele perdeu o apetite e o peso. Em quaisquer desses casos, consulte seu veterinário.
Como evitar que ocorram esses problemas?

Existem 3 métodos preventivos básicos:
  • Escovar os pelos
    A forma mais simples de se evitar ou minimizar o problema é a escovação diária, a favor e contra o sentido do pêlo. Além disso, a escovação também ajudará a revelar a presença de parasitas (p. ex. pulgas) e a eliminá-los mais facilmente.
    Gatos de pelagem longa e semi-longa devem ser escovados diariamente ou no máximo a cada dois dias, para que não formem os tão famosos nós. Você pode ministrar no ato da escovação um produto para banho a seco, tipo mouse para tirar nós e manter a pelagem mais macia para a próxima escovação e banho.
    Agora não se engane: os gatos de pelagem curta também devem ser escovados pelo menos uma vez por semana sim! Gatos de pêlos longos apresentam mais problemas, mas os de pêlo curto padecem do mesmo mal. Mas procure usar rasqueadeiras com cerdas bem macias para não machucar a pele.
    PS: A escova de pelos contida no kit é de cerdas macias e serve tanto para os gatos de pelagem curta como para os de pelagem longa.
  • Dar banho
    Ao contrário do que muitos pensam, os gatos não podem limpar-se inteiramente por conta própria. O banho ajuda a remover os pelos mortos e evitar nós (no caso dos de pelo longo). Com a ajuda de produtos específicos, além de deixar o gato mais cheiroso e bonito, podemos aumentar o efeito preventivo contra doenças causadas por pulgas ou bactérias. E no ato do banho, ainda temos a chance de examinar melhor o animal e procurar por nódulos ou quaisquer sintomas que podiam passar desperecebidos. Entretanto, banho em excesso também pode fazer mal ao gato, pois elimina as suas resistências. Para um gato doméstico, um banho mensal é suficiente. No entanto, para que os gatos gostem de tomar banho é melhor habituá-los desde jovens.
    Observe também o modo de aplicação do vermífugo do seu gato. Alguns não podem ser passados logo após o banho e alguns perdem facilmente seu afeito após o banho. Leve isso em consideração ao agendar os banhos e reaplicação do vermífugo.
    Utilize água morna, aproximadamente 38° - ou pelo menos à temperatura corporal - e um xampu adequado para gatos (anti-parasitário ou apenas de beleza). Lave primeiro a cabeça, orelhas e o pescoço. Se você não fizer isso, qualquer pulga que esteja no animal irá se refugiar nestas regiões enquanto você limpa o resto do corpo do seu animal de estimação. Depois, tenha o cuidado de manter a cabeça do gato fora de água e de não deixar escorrer água ou xampu para os olhos ou para dentro dos ouvidos. Você pode tapar os ouvidos com algodão para evitar problemas.
    Depois do banho, seque o gato com uma toalha e escove os pelos. Se o seu gato não tiver medo de secador de cabelo aproveite e seque-o completamente. Caso contrário, não aumente seu estresse, mas mantenha-o livre de correntes de ar para evitar uma constipação.
    PS: O sabonete contido no kit serve para ajudar no combate às pulgas tanto para cães quanto para gatos e pode ser usado semanalmente. Já o xampu contido no kit é só para gatos e possui características adistringentes e antioxidantes que ajudam a inibir algumas bactérias da pele, combatendo o mau odor. Pode ser usado semanalmente e (de acordo com o fabricante) não irrita os olhos e a pele.
  • Alimentação complementar
    Hoje em dia, já existem rações que contém substâncias facilitadoras da digestão e prevenção ou eliminação de formação de bolas de pelo no estômago do gato.
    Além das rações, existem petiscos próprios para esse fim.
    Também existe a grama de gato. Uma grama que pode ser facilmente plantada em qualquer época do ano e oferecida aos gatos, contribuindo com minerais e vitaminas e auxiliando na digestão e eliminação das famosas bolas de pelo.
    PS: O kit contém grama suficiente para 3 a 4 plantios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário