Cortar as unhas de seu gato as vezes é necessário, mas é importantíssimo saber como fazer primeiro.

Posso tirar as unhas do gato para que ele não detone mais a minha mobília?
De jeito nenhum. Aceite o fato de que talvez você não tenha como proteger sua mobília. Tirar as unhas dos gatos ou fazer cirurgia de ablação (ou também onicectomia) é um ato de mutilação proibido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária por meio de resolução publicada no "Diário Oficial" da União (juntamente com a proibição do corte de orelha e retirada das cordas vocais de cachorros). Existem várias dicas para proteger a mobília ou tentar inibir o comportamento do seu animal. Descubra qual funciona melhor com o seu.

Quando cortar as unhas dos gatos?
Gatos que vivem em ambientes fechados com pisos muito lisos ou que não se locomovem muito devido à idade, dor nas articulações, temperamento muito calmo, etc. Mesmo com a ajuda da mobília da casa e arranhadores específicos, podemos notar às vezes, que eles começam a se enroscar e se prender muito nas coisas por causa das unhas compridas. As vezes as unhas lascam, se dividindo e machucando nosso bichano.

Por que devemos tomar cuidado?
As unhas dos gatos diferem das do homem por estarem mais intimamente unidas ao osso da ponta do dedo. Seu leito é mais irrigado e inervado e, se cortarmos demais, haverá sangramento e dor. E não é qualquer tesoura não! Para cortar a unha do gato são necessárias tesouras especiais, com tamanho e anatomia específicos para esse fim. (tal como a tesoura do kit)
Como saber então até onde cortar?
Nos animais com unhas brancas é fácil, pois vemos os vasos sangüíneos na cor vermelha no leito ungueal e temos como evitá-los. Já nos de unhas escuras, é mais difícil acharmos o ponto certo de corte. Na dúvida, o ideal é pedir para o veterinário mostrar como fazer e preferir cortar só a pontinha mesmo pra evitarmos acidentes. Entretanto, se ao cortar as unhas, houver sangramento, não se apavore! Segure um chumaço de algodão com água oxigenada sobre a unha e acalme o animal. Após algum tempo, o sangramento cessará. Mas deixe para cortar o resto das unhas depois que o animal já estiver esquecido.

E agora? Cadê a unha que estava aqui? Como faço se as unhas do gato são retráteis!
As unhas afiadas dos gatos são mais fáceis de cortar quando você faz uma leve pressão sobre a pata. Note que não é preciso força para expô-las.
O problema em alguns animais é que nunca tocamos ou seguramos as mãos ou os pés deles a não ser quando vamos cortar suas unhas. O ideal é que possamos acostumar os gatos desde filhotes a terem estas partes do corpo manipuladas, sempre de maneira gradual e agradável, associando a manipulação a carinhos e palavras de incentivo. Se fizermos assim, eles compreendem que a manipulação das mãos e pés não é dolorosa nem representa risco algum.

O gato se estressa muito com isso?
Se ele é adulto e nunca passou por isso ou se já fio machucado pode se estressar, mas é possível cortar as unhas sem estresse sim. O jeito é descobrir de que maneira o seu animal fica confortável. Alguns ficam mais à vontade deitados no chão ou na cama deles ou até mesmo no sofá de casa. Outros preferem ficar em nosso colo. Alguns, entretanto, só ficam quietos se postos sobre uma mesa ou qualquer outro lugar alto. O importante é que ele e a pessoa que está fazendo o corte estejam confortáveis. Escolha também um momento em que eles estiver calmo e não na hora em que ele está louco pra brincar.
Outro erro comum que se comete é querermos cortar todas as unhas de uma vez só enquanto o bichinho que reluta em permitir que isso ocorra. Devemos então fazê-lo em etapas. Cortamos uma ou duas unhas, paramos, brincamos um pouco, fazemos um carinho, e voltamos ao corte. Assim, passamos o procedimento de estressante a agradável para ele.

4 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas foram muito úteis. Adorei

    ResponderExcluir
  2. Muito Boa e tua a explicação obrigado por teres Postado

    ResponderExcluir
  3. poww.... valeu por esse tutorial...
    muito bom, vlw mesmo

    ResponderExcluir
  4. Eu estava mesmo querendo aprender a cortar as unhas da minha filhota, e vcs foram perfeitos. Em nunhum outro site tive as explicaçoes de forma tão clara.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir